6 Erros Comuns com a Falta de Projeto e Supervisão em Obras

by Jan 30, 2018Arquitetura

A expressão “obra é só dor de cabeça” acompanha a vida dos arquitetos e engenheiros que precisam constantemente explicar que  só existe “dor de cabeça” em obra, quando você trabalha na informalidade. Não ter um bom projeto de arquitetura, supervisão e fiscalização durante a obra e deixar o pedreiro resolver como é melhor, não é nem dor de cabeça que você vai ter, e sim a maior enxaqueca da sua vida. Nesse post separei 6 problemas comuns que ocorrem quando uma obra não tem ajuda de profissionais qualificados.  

1- Piso sem caimento

Um dos erros que pode te causar a maior “dor de cabeça” é esquecer ou não ter um bom caimento no piso. O caimento e é aquela leve inclinação feita ainda no contrapiso que garante que a água “corra” na direção certa, e nesse caso que ela vá direto para o ralo. Errou no caimento é poça na certa, ter que tirar a água com rodo ou então quebrar tudo e fazer de novo, e dessa vez certo.  

2- Água sem pressão

Primeiramente uma instalação hidráulica precisa assim como o piso de caimento, porque a água naturalmente vai do ponto mais alto para o mais baixo, isso se chama gravidade. Agora imagina toda a tubulação sendo feita “aonde deu”, vira aqui, vira ali e emenda com outro pedaço que deveria estar descendo mas está subindo. Uma bagunça que por falta de projeto pode te causar um grande desconforto. Ralo com cheiro forte, vazamentos, melhor nem pensar.  

3- Cacho de plugues na tomada

Nada pior do que querer carregar aquele celular no fim do dia e não ter tomada livre, e então procurar por toda a casa por aquele famoso “T”. Existem casos que o “T” já faz parte da decoração e vai ganhando outros “T”, e dai a bagunça está feita. Ligar muitos equipamentos em uma tomada que está preparada para transmitir energia para um único equipamento, sobrecarrega a rede e a fiação e em muitos casos pode ocorrer curtos ou até explosões, gerando consequências ainda mais graves para a rede elétrica da residência. Então adianta querer economizar no projeto de elétrica, porque sem ele o pedreiro vai colocar os pontos que ele achar melhor e não os que você realmente precisa. 

4- Aparelhos com potência superior

Quem nunca ouviu aquela famosa frase “Não liga os dois chuveiros (elétricos) ao mesmo tempo se não a chave cai!”. Bom, esse é um clássico caso em que o projeto elétrico não previu a potência dos equipamentos elétricos da casa, e como uma forma de segurança “a chave cai” desligando o circuito elétrico. Mas convenhamos ninguém gosta de não poder usar as coisas que tem, e só um bom projeto de elétrica pode acabar com esse tipo de preocupação.  

5- Água pela janela

É só começar a chover que você vai escutar ou pensar “será que eu tirei a roupa do varal?!?”. Molhando a roupa ou não, a solução é fácil, mas imagina se você tivesse que se preocupar toda vez que chove, com a água entrando pela sua janela por falta de vedação entre a alvenaria e o batente da janela. Ninguém merece esse tipo de preocupação, mas é um erro comum a falta de vedação, ou por economia ou simples falta de conhecimento. Um profissional dentro no canteiro de obras, supervisionando e corrigindo falhas previne muitas preocupações que só virão quando o usuário começar a habitar aquela casa. Depois que o sonho da sua moradia virou realidade, não queremos nenhum pesadelo por conta da chuva ou do calor.  

6- Sobrepeso nas estruturas

Esse é o famoso caso do “puxadinho”. Uma casa projetada para ter 2 pavimentos não pode ter 3. Não adianta, a estrutura não aguenta, é preciso um novo projeto estrutural para fazer o reforço na estrutura e ainda assim considerar se é viável ou não. Construir sobre algo existe, é a mesma coisa que querer empilhar um elefante em cima da cabeça de uma girafa, o pescoço dela vai quebrar, assim como o pilar de uma casa. É importante que toda a reforma seja feita com a ajuda de uma equipe de profissionais de arquitetura e engenharia para analizar o caso e promover uma obra sem elefantes sobre girafas. 

Posts Relacionados

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Comprar uma casa costuma ser um dos maiores investimentos financeiros na vida das pessoas, então é bem normal considerar todos os pontos importante antes de finalizar a compra e assinar o contrato.
Em geral comprar uma casa nova ou usada e reformar pode ser mais vantajoso financeiramente do que construir do zero. Mas isso depende muito das suas necessidades com a casa e da cidade em que você escolheu morar.

read more