Pode parecer loucura mas a cortiça é um material de construção muito eficiente e altamente sustentável. A cortiça tem origem na colheita da casca da árvore (corticeira). Como elas absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono e liberam oxigênio, ainda auxiliam na renovação do ar, tornando-se grandes “pulmões” do meio ambiente.

Fun Fact: a NASA vem utilizando cortiça como isolante para seus ônibus espaciais.
Alguns edifícios vem utilizando a cortiça como revestimento externo, e não se preocupe com a chuva, ela é altamente impermeável e resistente a abrasão, retarda o fogo e ainda é isolante acústico. Quanto utilizada internamente, a cortiça regula a umidade, absorve odores e proporciona uma reverberação sonora confortável, isso quer dizer que o som do ambiente fica mais agradável.
Buscando Reformar ou Construir?
Agende agora a sua Consultoria Gratuita
“Portugal é o maior produtor de cortiça no mundo; o material começa sua vida como a casca de corticeiras em grandes florestas agrícolas chamadas montados. O processo pelo qual a cortiça é manuseada não pode ser muito mais sustentável: é colhido pela remoção da camada externa de pele da árvore com um pequeno machado que então recomeça a tempo para a próxima safra. Na fábrica, a cortiça é triturada e comprimida a altas temperaturas, fazendo com que ela se expanda e a seiva derreta para formar uma cola que une tudo. Uma vez resfriada, pode ser cortada para ser utilizada como revestimento. Nenhuma das cascas colhidas vai ser desperdiçada no processo, além do pó produzido ao longo do caminho. E é isso mesmo – sem ingredientes adicionais!” (Archidaily.com.br)
Confira abaixo as inspirações com uso da cortiça na construção

.

Este post foi inspirado no post “A cortiça pode ser uma resposta às nossas necessidades ambientais e de construção?” originalmente publicado em Archidaily Brasil