Escolha uma Página

Viabilidade: Como Ter Certeza Que Seus Sonhos Podem Se Tornar Realidade

set 9, 2019 | Arquitetura, Design, Projetos

por FERNANDA POLLI

@fepolli 

Sabe quando você precisa de algo ou então quer muito conquistar alguma coisa e isso envolve uma grande quantia financeira? Pode ser uma viagem, um carro, ou – ainda mais apropriado para esse blog – uma casa nova.

Bom se você não é muito o “louco da dívida”, sabe que pra conquistar qualquer coisa é preciso se planejar, economizar, investir.

Planejar e economizar, isso a gente já sabe, mas o que pouca gente fala é sobre viabilidade.

Não estou aqui para destruir sonhos, todo sonho é viável, mas para te ajudar a entender o momento certo do seu sonho se tornar realidade e não um grande pesadelo.

Quando lidamos com obra, nem sempre só ter dinheiro resolve, as vezes as condições físicas do lugar não valem o investimento e a bola de neve dos problemas não para de crescer.

Tenho uma história para contar sobre isso então vamos lá.

A história (essa é real) é de um casal que passou anos juntando dinheiro para construir a casa dos sonhos, num terreno que compraram alguns anos antes de casarem.

Seguiram com os planos de construir, fizeram um projeto básico, e partiram logo pra obra. Só que o que eles não esperavam era encontrar um solo arenoso embaixo de uma camada de solo firme e resistente.

Só para esclarecer rapidinho aqui, um solo arenoso não é estável para construir superficialmente, e nesses casos é preciso escavar até encontrar rocha ou solo firme para que a estrutura se apoie e fique estável por anos e anos.

Como a obra já tinha começado e não queriam perder tempo, continuaram com a obra, fizeram as fundações escavando até solo firme e adivinha… o dinheiro acabou – e a casa estava só na estrutura, não tinha nenhuma parede pronta.

Mas Fernanda, isso vai acontecer comigo também? Por isso não é bom construir? é melhor comprar um apartamento?

Então, não necessariamente. Pra evitar que essa tragédia acontecesse, um simples estudo de solo, lá no inicio do projeto já resolveria. Nessa história, vender o terreno – antes de construir –  era a melhor opção.

Entende agora porque é tão importante estudar, projetar, planejar antes de sair construindo?!

Nossa cultura do “deixa que na hora a gente resolve” não pode acontecer com obra. Estudo de viabilidade não é um gasto, nem de tempo nem de dinheiro, é investimento e tranquilidade para o seu coração.

Bom, acredito que essa história já foi bem assustadora não é mesmo, mas não estou aqui para te fazer desistir de nada não, como já falei, todo sonho é possível e o que é preciso é estudar a melhor maneira de torná-lo real.

O momento ideal para fazer um Estudo de Viabilidade

Seja um projeto residencial, um projeto comercial e até um projeto industrial, o estudo de viabilidade é uma das etapas iniciais. Antes de você sair escolhendo o piso da cozinha, você precisa saber se a sua cozinha vai estar de pé até lá.

Na área comercial é bem comum que esse tipo de estudo seja feito, principalmente quando existem investidores esperando por resultado. Por que então não tratar a construção ou reforma da nossa casa como se fossemos investidores?!

Para os sonhos “sairem do papel” eles precisam estar lá antes de tudo. Invista em conhecimento e em certeza que o resto é só sucesso.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o início da jornada de projetar e porque essa etapa é tão importante eu preparei o Quiz Reforma Perfeita para você saber ainda mais sobre as etapas e onde você está nessa jornada. É só clicar nesse link AQUI.

Até mais!

Todo mundo consegue começar uma obra ou reforma, mas é preciso muito mais do que se imagina para conseguir terminá-la.

Realize o Quiz Reforma Perfeita, analise o seu resultado e aprenda melhor sobre como utilizar referências, projetar, planejar e executar reformas, de forma mais segura e tranquila, para que o resultado final supere suas expectativas, e não custe e dure mais do que deveria.

Pin It on Pinterest