Escolha uma Página

Selo Procel Edifica – o que é isso?

por out 1, 2017Arquitetura, Conforto0 Comentários

Sabe aquele selo que vem nos eletrodomésticos comprovando que eles economizam energia elétrica? Agora imagina um desses para a sua casa? Sim pra sua casa mesmo, comprovando que ela é eficiente e ainda por cima economiza energia.

Então vamos conhecer mais sobre o SELO PROCEL EDIFICA?

O Selo Procel Edifica ou Edificações começou a ser emitido em 2014 e tem adesão totalmente voluntária e tem como objetivo motivar a compra de imóveis mais eficientes, pois 50% do consumo de energia elétrica do país vem do setor imobiliário.

O Selo é emitido quando a edificação consegue nota A em todas as Etiquetas PBE Edifica (as notas variam de A a E, sendo A totalmente eficiente e E não eficiente segundo os regulamentos vigentes). No caso das edificações habitacionais, as etiquetas são divididas em 3 tipos: unidades autônomas (casas ou apartamentos); unidades multifamiliares (prédios ou casas geminadas); e áreas de uso comum (parque, piscina, salão de festas etc).

O ideal é que a habitação ou comércio seja, desde o projeto, pensada utilizando-se os parâmetros e regulamentos do selo, mas construções já existentes podem adaptar-se para conseguirem a certificação. Existem dois regulamentos vigentes no Programa Brasileiro de Edificações – PBE:

RTQ-C – Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos;

RTQ-R – Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais.

A avaliação consiste em três sistemas principais para o comercial (envoltória, iluminação e condicionamento de ar) e duas para as unidades habitacionais (envoltória e aquecimento de água). Sendo que envoltória é a “casca” da edificação, são as paredes externas e a cobertura. As etapas da construção também podem ser avaliadas individualmente, e com isso conseguiremetiquetas

para projeto-obra e para edificação já construída.

Apartamentos também podem ter sua certificação individual, independente do condomínio.

A Eletrobras e o Inmetro são responsáveis pela emissão dos selos após a avaliação do OIA – Organismo de Inspeção Acreditado. É importante lembrar que a certificação é um processo caro que demanda algum tempo e, antes de sair por ai pedindo ela, é necessário a consultoria com um profissional de arquitetura qualificado para isso. Um arquiteto pode corrigir “erros”, adaptar a edificação, e fazer a avaliação segundo os regulamentos para que essa seja enviada para os órgãos responsáveis.

Mas pra que serve isso?

O Selo Procel Edifica vem se tornando uma forma de agregar valor ao imóvel, pois se foi comprovado que ele economiza energia, por usar o materiais corretos para o seu clima ou então métodos de aquecimento ou resfriamento que são eficientes, isso agrega valor e o torna mais interessante no mercado imobiliário.

Mas eu não quero vender o meu imóvel, ainda assim eu preciso disso?

O Selo Procel Edifica não precisa necessariamente estar pendurado na sua parede para que a sua casa seja eficiente. Contratar um bom arquiteto, que se preocupe com conforto ambiental e especialmente em como tornar a sua casa ou negócio mais eficiente economicamente, já garante que você tenha um ambiente incrível e uma economia absurda. Então a grande questão da certificação é  seguir os parâmetros, que estão em constante estudo, para tornar o seu lar cada vez melhor.

Existem outros tipos de certificações, que consideram outros aspectos da edificação, como o LEED e o AQUA, mas isso é tema para um outro post.

Eu estudei e continuo estudando muito sobre conforto ambiental e certificações e posso te ajudar com isso. Entre em contato!


Fernanda Polli

Fernanda Polli

Ajudo pessoas a reformarem e construirem suas casas, segundo as suas necessidades, de uma formas mais simples, eficiente e tranquila, por meio do programa Reforma Perfeita.

Posts Relacionados