Escolha uma Página

Quarto Montessoriano

out 15, 2017Interiores

por FERNANDA POLLI

@fepolli 

5 min de leitura

Para comemorar a semana do dia das crianças eu não poderia deixar de fora a sensação do momento dos pequenos e dos pais também, o quarto Montessoriano.

O quarto Montessoriano é na verdade uma metodologia de ensino criado pela italiana Maria Montessori, no começo do século XX.

OS ELEMENTOS DO QUARTO MONTESSORIANO

Existem alguns elementos marcantes neste estilo de decoração, que você já deve até ter visto por aí, mas o mais importante é criar um ambiente ergonomicamente pensado nelas, é oferecer móveis e objetos na altura dos olhos da criança, para que desde cedo ela possa desenvolver sua autonomia, liberdade, vontade de explorar e assim priorizar a autoeducação.

Abaixo temos algum elementos marcantes e importantes do estilo Montessoriano:

Espelho | Para que seu filho possa se reconhecer. Ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso à parede para evitar que, se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança.

Barra afixada na parede | O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.

Tapete | Para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras para os maiores.

Armário baixo | Armazene neste espaço poucas opções de roupas para que a criança possa escolher com facilidade.

Colchão no chão | Oferece mais liberdade aos pequenos, que assim podem deitar e levantar a hora que quiserem

Brinquedos | Dispor os brinquedos o mais fácil possível, para que a criança possa pegá-los à vontade. Para despertar o interesse e não gerar monotonia, especialistas indicam que eles sejam oferecidos em esquema de rodízio e trocados há cada 15 dias.

SEGURANÇA

Em um ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais é com a segurança. Por isso deve-se prestar atenção em alguns pontos:

– Evite móveis ou outros elementos com quinas.

– Não use quadros com vidros. Prefira acrílico.

– Fixe os objetos na parede com fita dupla face. Evite o uso de pregos.

– Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar.

– Esconda e proteja as tomadas.

Esse post foi inspirado na matéria : Quarto Montessoriano, entenda o método e aprenda a decorar o ambiente – Revista Casa e Jardim

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Ambientes/Quarto/Quarto-de-crianca/noticia/2016/01/quarto-montessoriano-entenda-o-metodo-e-aprenda-decorar-o-ambiente.html

Todo mundo consegue começar uma obra ou reforma, mas é preciso muito mais do que se imagina para conseguir terminá-la.

Realize o Quiz Reforma Perfeita, analise o seu resultado e aprenda melhor sobre como utilizar referências, projetar, planejar e executar reformas, de forma mais segura e tranquila, para que o resultado final supere suas expectativas, e não custe e dure mais do que deveria.

loading...

Pin It on Pinterest