Como Garantir que Sua Obra Seja Mais Rápida e Tranquila – Planejamento Pra Que te Quero

by Aug 13, 2019Arquitetura, Design, Projetos

No post de hoje vamos falar um pouco sobre o que mais demanda tempo extra dentro de uma obra, e que precisa estar dentro do seu cronograma e planejamento para que obra não fique parada e que você não perca dinheiro com isso.

Antes de tudo vamos esclarecer o que é uma etapa de planejamento.

Planejamento é a etapa que deve acontecer antes de se iniciarem qualquer quebra-quebra e depois dos projetos serem finalizados. Nessa etapa deve-se definir 3 importantes demandas, que em geram precisam de mais tempo e espera:

Buscando Reformar ou Construir?

Agende agora a sua Consultoria Gratuita

  • mão de obra geral (empreiteiros, pedreiros, pintores)
  • serviços externos (marcenaria, marmoraria, gesso)
  • compra de materiais necessários para toda a obra

Claro que existem mais itens a serem organizados, como orçamento, cronograma, mapa do canteiro (para obras maiores) etc.

Vamos  falar um pouco mais desses 3 pontos, supondo que você já esteja com o projeto pronto e iniciando o planejamento ok?!

Como já falei em outros posts, mas não custa repedir, para que o planejamento seja se fato útil e eficaz é de extrema importância que o Projeto Executivo (ou no mínimo o Ante-projeto) esteja finalizado para servir de base para todas as etapas seguintes. Temos que concordar que comprar qualquer material sem saber o modelo, marca ou qual a quantidade não é nada fácil, e você provavelmente vai cair nas pegadinhas do vendedor.

Dito isso, vamos lá:

Contratação de Mão de Obra

Encontrar bons profissionais da construção civil, hoje em dia, não é a tarefa mais fácil desse mundo. Considerando que encontrou um com boas recomendações e um trabalho caprichoso, pode ter certeza que ele não está com a agenda vazia e você precisará considerar a disponibilidade dele e dos outros no seu cronograma.

Isso vale em geral para: empreiteiros, pedreiros, mestre de obra, pintores, azulejistas, marceneiros, eletricistas, encanadores, entre outros.

Dependendo da sua obra, esses profissionais entram em diferentes momentos, mas é sempre bom acertar com eles antes de começa. Quando digo acertar, não se limite a uma conversa informal, faça um contrato simples de prestação de serviços, assim vai ser mais fácil contar com esse profissional na hora que precisar.

Contratação de Serviços Externos

Quando falo em serviços externos aqui, estou me referindo a serviços que, em geral, dependem de uma etapa de obra estar finalizada para que possam iniciar a confecção. Alguns exemplos são: marcenaria fina (móveis e planejados), marmoraria, forro de gesso, paisagismo etc.

Para exemplificar vamos usar o caso da marcenaria com móveis planejados. Esse tipo de trabalho é umas etapas finais da obra, especialmente por ser mais delicado e por necessitar de maior precisão com as medidas, portanto o local da instalação deve estar finalizado por completo para que a marcenaria seja medida, fabricada e finalmente instalada.

O prazo de uma marcenaria depende muito da sua capacidade e demanda, mas em geral, necessitam de 45 a 60 dias para confecção após conferirem as medidas na obra. Somente essa etapa já pode atrasar sua obra em 2 meses. Se você não planejar corretamente, a obra fica parada esperando o serviço e obra parada é sinônimo de perda de dinheiro.

Então nesse exemplo, é essencial se planejar para que os locais onde receberão uma marcenaria planejada estejam prontos o mais rápido possível e que a marcenaria já esteja contratada antes mesmo de iniciar a obra.

Esses pontos também valem para a marmoraria (pedras e bancadas) que precisa ser medida assim que estiverem prontas as paredes e revestimento e instalada antes da marcenaria ser medida, e assim por diante.

Compra de Materiais

Semelhante a contratação dos serviços externos e da mão de obra, a compra de material não é só ir la na loja de material de construção e comprar quando precisa. Muitas pessoas esquecem mas nem sempre a loja tem estoque de determinado material, ou ainda pior não trabalha com estoque e tudo funciona por encomenda com a fábrica.

Vamos imaginar o pior cenário: Você tá lá na obra, não fez qualquer tipo de planejamento muito menos projeto e o “seu pedreiro” falou que precisa de 5m2 de azulejo pra continuar a obra. Então você vai até a loja de construção, perde uma tarde toda escolhendo o azulejo que mais gosta e quando fecha o pedido descobre que esse modelo tem uma entrega programa para daqui 40 dias, pois a fabricação é sob demanda. O que você faz nesse tempo todo até chegar o material? O seu pedreiro ganha por dia (e não por serviço, como é mais recomendado) ele vai ficar mais 40 dias fazendo qualquer coisinha enquanto o material não chega? Ou vai dispensá-lo por enquanto o material não chega? E ainda pior, ele tem outros serviços esperando e quanto chegar o material ele não vai mais estar disponível…

Nossa esse pior cenário é uma bola de neve, não é mesmo?!

Mas acredite ele é mais que comum. É nesses momentos que as pessoas ficam irritadas e começam a falar que “obra é só dor de cabeça”

Os materiais precisam ser comprados antes ou pelo menos encomendados com datas futuras de entrega, antes de se começar a obra, por isso tudo que o planejamento é tão importante.

Entende agora como cada etapa de uma obra está interligada a outra? O quanto melhor você ou o profissional que estará fazendo isso por você se planejar, melhor será a execução e menor o tempo de obra.

Planejamento meus amigos, planejamento. Tenham isso como um mantra para qualquer reforma que forem fazer.

Nos vemos em breve e até mais!

Fernanda Polli

Fernanda Polli

Ajudo pessoas a reformarem e construirem suas casas, segundo as suas necessidades, de uma formas mais simples, eficiente e tranquila, por meio do programa Reforma Perfeita.

Posts Relacionados

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Comprar uma casa costuma ser um dos maiores investimentos financeiros na vida das pessoas, então é bem normal considerar todos os pontos importante antes de finalizar a compra e assinar o contrato.
Em geral comprar uma casa nova ou usada e reformar pode ser mais vantajoso financeiramente do que construir do zero. Mas isso depende muito das suas necessidades com a casa e da cidade em que você escolheu morar.

read more