Escolha uma Página

O Passo a Passo de uma Obra de Reforma Perfeita

por maio 5, 2020Arquitetura, Consultoria, Desenho, Design, Projetos

Quando pensamos em reformar a nossa casa, ou apenas um pequeno ambiente dela, passamos por muitas variações de humor. Vamos da alta animação de uma casa nova, para tristeza e arrependimento, para novamente ter aquela animação inicial de morar em uma casa nova e feita especialmente para a nossa família.

Essa variação de humor não precisa ser sempre assim, existem formas melhores de se reformar uma casa sem necessariamente se arrepender de ter começado.

Nossa cultura de construção ainda é muito antiga e informal. Em geral as pessoas não se importam em fazer tudo certinho desde o começo, ou seguir todas as normas, porque não existe uma legislação e fiscalização dura e importante como existe em prédios e construções públicas.

É uma pena que o lugar em que passamos a maior parte das nossa vidas seja deixado de lado quando o assunto é reformar com qualidade e eficiência.

Mas esse post é pra você que acredita que sua casa é importante sim e que fazer certo desde o começo é a melhor opção.

Contratar profissionais capacitados e bons no que fazem é sim um investimento na qualidade de vida da sua família e na sua saúde física e financeira.

Dito tudo isso, vamos ao passo a passo de uma Reforma Perfeita.

O que vem antes da obra?

Uma reforma perfeita não pode começar direto com o quebra-quebra da obra ou com a compra dos materiais.

Se você acompanha esse blog, tenho certeza que já me ouviu falando sobre a importância de estudar, projetar e planejar o que vai ser feito muito antes de iniciar a obra.

E se você quiser uma aula completas das etapas, eu preparei um vídeo ótimo sobre esse assunto, é só clicar nesse botão aqui para saber mais

Mas não custa relembrar brevemente a importância desses passos neste post:

Briefing e Estudo Inicial

Antes de modificar qualquer espaço é importante entender quais as suas necessidades com aquele espaço, o que funciona e o que não funciona.

Nessa etapa também escolhemos as cores e texturas que serão referências para as futuras escolhas durante a fase de projeto.

Estudamos as melhores opções de layout, onde cada móvel vai ficar, e como vai funcionar aquele espaço.

Estudamos o Sol e o Vento, para que a sua casa tenha o melhor aproveitamento desses recursos naturais.

Projetos

Existem diferentes etapas de projeto, mas tudo depende da complexidade da reforma que você está pretendendo fazer.

Mas para simplificar: Ambientes molhados – cozinha, banheiros, lavabos etc – são ambientes mais complexos que precisam de mais detalhes para serem executados perfeitamente.

Planejamento

Já fiz um post exclusivo sobre a importância do planejamento, é só clicar aqui >> POST

Quando definimos o que vai ser feito, os materiais e respectivas quantidades que serão utilizados, é possível buscar por quem fará o serviço, quais serão os fornecedores e quais prazos são exigidos.

Com tudo levantado, sempre baseado nos projetos e estudos anteriores, criamos planilhas de cronograma e de orçamento para serem nosso guia durante a obra.

Problemas acontecem, mas quando todo o resto está organizado e muito mais rápido, fácil e econômico solucioná-los.

Chegou a hora da obra, por onde começar?

Já entendemos que não dá pra começar a obra sem ter todos os projetos e um planejamento completo.

Se você mora em condomínio ou em apartamento, durante a fase de projeto é importante conversar com o síndico e entender tudo o que pode e o que não pode ser feito na sua residência ok?!

Demolição

Para começar com o pé direito é preciso demolir e retirar tudo o que não vai mais funcionar naquele ambiente, limpar o antigo e não mais eficiente para que a reforma comece por completo.

Nessa etapa retiramos pisos e revestimentos que serão trocados, bancadas, metais, forro do teto e até as paredes que serão retiradas.

Construções

Com tudo removido é a hora de construir o que precisa ser construido.

Se removemos uma parede e ela precisa estar em outro lugar, essa é a hora de construí-la.

Nessa etapa construímos tudo o que for “pesado”, como paredes, bancadas de concreto, socos de concreto, tudo o que envolve muita obra e sujeira.

Instalações / Infraestrutura

Praticamente junto à construção começam as instalações.

Nessa etapa é comum encontrarmos problemas se a casa for mais antiga, então é hora de concertar tudo para que a casa fique nova por completo, e você não tenha problemas futuros, por exemplo com um encanamento, e precisa repará-lo depois que tudo estiver finalizado. 

Exemplo de instalações: Hidráulica, esgoto, elétrica, gás, automação

Contrapiso

Com as instalações prontas o contrapiso, se for necessário, já está liberado para começar.

Em alguns casos de reforma, apenas uma regularização do contrapiso já é suficiente para instalar o novo revestimento.

E se você está se perguntando o que é contrapiso, é uma camada de concreto lisinha e nivelada que recebe o revestimento.

Forro 

Se no projeto existir a necessidade de forro, pode ser de gesso acartonado, madeira, pvc etc, essa é a hora de construí-lo.

A instalação do forro, em geral, utiliza andaimes para que o gesseiro possa fazer o serviço. Atenção: esses andaimes costumam riscar o piso, então se o piso não vai ser modificado, quer dizer que já instalado, proteja bem esse piso.

Se ele ainda vai ser instalado, termine todo o forro antes de instalar o piso ok?!

Acabamentos e Revestimentos

Com o forro finalizado, todos os revestimentos que serão instalados nas paredes, estão liberados. 

Instalação de bancadas

Busque instalar as bancadas de granito seguindo as recomendações do projeto, como alturas e detalhes de encaixe.

Depois de instaladas é preciso protegê-las, cubra com papelão e plástico, a obra ainda não acabou.

Pintura preliminar 

A pintura preliminar é feita nesse momento em que o piso ainda não foi instalado, para não manchar, e tudo o que precisa ser pintado já está pronto.

Instalação de pisos

Nada mais vai cair ou manchar o piso, então é a hora dele ser instalado. Cuidado com os recortes e o caimento do piso, ninguém quer um piso que empossa água não é mesmo.

Pisos vinílicos ou laminados precisam de grande atenção com a qualidade do contrapiso, com esses pisos são bem finos, 2 a 5mm, é preciso que o chão que vai recebê-lo esteja bem liso para que o piso não fique marcado por qualquer irregularidade.

Instalação de rodapés

Seja de porcelanato, cerâmica, plástico ou madeira, o rodapé fica instalado em cima do piso e coladinho na parede.

Onde houver marcenaria até o piso não é preciso instalar rodapé, o acabamento fica mais bonito e você também economiza.

Instalação de metais e luminárias

Os metais e as luminárias costumam ser uma parte bem cara de uma reforma, deixe para instalar quando não houver grande circulação de pessoas.

Busque sempre o auxílio de profissionais para fazer essa parte.

Marcenaria

Instalar a marcenaria faz sujeira, esteja pronto para isso.

Teste tudo o que for instalado para ter certeza que não precisa de nenhum ajuste. Teste as gavetas e portas.

Espelhos, papel de parede, continas e pintura final

Agora tudo o que for instalado sobre as paredes está liberado, espelhos, papel de parede.

Suporte de cortinas e persianas também está liberado, mas guarde os tecidos para instalar depois que a limpeza final seja feita, ainda existe muito pó e sujeira na obra.

Por mais cuidadoso que o marceneiro seja, sempre é preciso retocar alguma pintura que ficou riscada, por isso existe essa pintura final, para dar acabamento e finalizar a pintura.

Limpeza, mudança e chave na porta

Tudo organizado e finalizado é a hora de limpar.

Recomendo a contratação de equipes profissionais de limpeza, eles têm equipamentos e produtos específicos, e aquela sujeira de obra costuma ser bem trabalhosa de limpar.

Tudo limpo, instale as cortinas e o que ficou para trás, faça a mudança é hora de viver na casa dos seus sonhos.

Depois dessa lista sem fim, você deve estar pensando:

“Nossa, mas é tanta coisa, como eu vou dar conta?”

É pensando em você que eu ofereço o Serviço de Administração de Obra, sim alguém precisa controlar tudo o que está sendo feito e checar a qualidade da execução, garantir que o projeto esteja sendo seguido e o orçamento e cronograma não vai ser furado.

Aqui na F.POLLI Arquitetura é assim, sua reforma do início ao fim – até rimou –  porque de nada adianta sonhar com você as mudanças perfeitas para a sua casa se você não conseguir concretizá-las.

Então já sabe, se quiser saber mais sobre como eu trabalho e como fazer a sua reforma perfeita, meus contatos estão aqui em baixo e você pode saber mais sobre todo o processo neste botão aqui embaixo.

Obrigada por chegar até aqui, nos vemos em breve e até mais!

Fernanda Polli

Fernanda Polli

Ajudo pessoas a reformarem e construirem suas casas, segundo as suas necessidades, de uma formas mais simples, eficiente e tranquila, por meio do programa Reforma Perfeita.

Posts Relacionados

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Comprar uma casa costuma ser um dos maiores investimentos financeiros na vida das pessoas, então é bem normal considerar todos os pontos importante antes de finalizar a compra e assinar o contrato.
Em geral comprar uma casa nova ou usada e reformar pode ser mais vantajoso financeiramente do que construir do zero. Mas isso depende muito das suas necessidades com a casa e da cidade em que você escolheu morar.

ler mais
4 Formas de Animar a sua Casa (e você) Durante a Quarentena

4 Formas de Animar a sua Casa (e você) Durante a Quarentena

Com a pandemia causada pela COVID-19, cada vez mais pessoas estão mantendo isolamento social e a quarentena em suas casas, deixando apenas trabalhadores dos setores essenciais mantendo o mundo funcionando.
Para muitos é a primeira vez que passam tanto tempo dentro de suas casas e é normal estar passando por momentos de muita ansiedade e incerteza, causada falta de interação social e da quebra da rotina diária.

ler mais