O que é Layout ?

by Sep 16, 2019Arquitetura, Design, Interiores, Projetos

Sendo bem genérica o layout é a organização de algo em determinado espaço. Layout existe, desde um cartão de visita até a organização de um galpão logístico.

E como você já pode perceber na arquitetura isso se encaixa perfeitamente.

O layout de um projeto é o posicionamento dos equipamentos e mobiliários que podem ser fixos ou móveis dentro daquele ambiente que está sendo projetado, da forma que acreditamos que melhor funcionará.

Buscando Reformar ou Construir?

Agende agora a sua Consultoria Gratuita

Esse é o momento em que o cliente, em geral leigo no assunto, consegue entender melhor o ambiente proposto. Porque ele pode não ter muita noção de espaço, se é pequeno ou grande, mas sabe o tamanho de um sofá ou de uma cama por exemplo e só isso já consegue criar escala para esse desenho.

A planta de layout, em geral, é uma das primeiras que mostramos para o cliente, exatamente para que ele possa entender o projeto e as ideias sugeridas. É importante que ela seja simples e com uma linguagem fácil, por isso mesmo que vemos muitas construtoras entregando panfletos com plantas de layouts coloridas e bem trabalhadas – chamamos essas de plantas humanizadas.

Já que estamos falando de plantas de layout das construtoras, deixo aqui o meu alerta. É extremamente comum que essas plantas entregues por construtoras tenham o tamanho dos móveis e equipamentos menor que o comum, justamente para que a casa pareça maior do que realmente é, por isso não deixe de visitar, medir e pedir ajuda profissional quando estiver pensando em comprar uma casa nova.

Um bom layout precisa considerar a melhor utilização do espaço aliado a funcionalidade.

 É projetar o espaço de forma harmônica e garantir aconchego para todos os usuários.

Voltando ao layout de arquitetura, feita para o cliente entender as propostas, as medidas devem estar exatas, nada de enganar o cliente como as construtora fazem. Aqui a medida tem que estar correta, justamente para que ele possa escolher dentro da opções apresentadas qual melhor atende suas necessidades.

A planta de layout acompanha todo o projeto de arquitetura, mas é criado logo no começo do processo, lá no Estudo Preliminar. Porque com já disse o cliente precisa “se imaginar” dentro do que está sendo proposto para poder escolher.

A disposição dos móveis e objetos muda completamente como percebemos e utilizamos o ambiente

Agilidade Para as Próximas Etapas

Um layout bem feito garante a agilidade nas etapas seguintes dos projetos, sendo a base para criar por exemplo o projeto de iluminação, o de paginação, elétrico e paisagístico.

Um dos problemas que mais encontro nos projetos de reforma é a falta de tomadas. Vivemos em um mundo 100 vezes mais conectado do que tínhamos a 10, 20 anos atrás. Quantos equipamentos você tem, por exemplo, na sua cozinha, no seu escritório.

Quando digo que a planta de layout agiliza as etapas seguintes, como a de projeto elétrico, é porque nela já prevemos o melhor local para os equipamentos, os móveis, para que você quando estiver morando e utilizando a sua casa, não tenha que ligar 4 ou mais equipamentos em uma única tomada, ou então ficar com o fio do carregador do celular atravessando a sala. Nessa etapa já sabemos onde cada eletro vai ficar, então já é possível organizar e quantificar cada tomada necessária.

Parece incrível não?!

Isso meus amigos é projetar, isso é arquitetura!

Agora que você já sabe a importância do layout durante a fase de projeto. Se estiver se sentindo perdia e quiser saber mais sobre o início da jornada de projetar e porque essa etapa é tão importante eu preparei um vídeo da Reforma Perfeita para que você possa entender ainda mais sobre as etapas que envolvem uma reforma ou construção . É só clicar no botão aqui do lado.

Até mais.

Fernanda Polli

Fernanda Polli

Ajudo pessoas a reformarem e construirem suas casas, segundo as suas necessidades, de uma formas mais simples, eficiente e tranquila, por meio do programa Reforma Perfeita.

Posts Relacionados

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Comprar uma casa costuma ser um dos maiores investimentos financeiros na vida das pessoas, então é bem normal considerar todos os pontos importante antes de finalizar a compra e assinar o contrato.
Em geral comprar uma casa nova ou usada e reformar pode ser mais vantajoso financeiramente do que construir do zero. Mas isso depende muito das suas necessidades com a casa e da cidade em que você escolheu morar.

read more