Escolha uma Página

Construções Modulares – Uma Nova Forma de Construir

por abr 6, 2020Arquitetura, Design, Projetos

Construção modular é o processo em que a casa é construída fora do local definitivo, utilizando-se das mesmas técnicas de design e os mesmos materiais de uma construção convencional.

O tempo de execução pode ser reduzido em até a metade no tempo de uma construção convencional, feita de blocos dentro do terreno.

Nesse formato a casa é construída em módulos, que depois de prontos, são instalados no terreno escolhido.

Toda a construção é feita em toda dentro de fábricas e com alto controle de qualidade.

Sustentável e saudável

Como a construção dos módulos feita com todo o controle que uma fábrica pode oferecer, as chances de acontecer qualquer problema na execução é muito pequena. São tantos controles que a casa só sai da fábrica se estiver perfeita.

Um dos pontos que empurram as casa modulares para ser a casa do futuro (que estamos construindo agora) é o baixo desperdiço de material. 

Desde o projeto os materiais são pensados para o seu melhor aproveitamento e mesmo que existam recortes e sobras, estes podem ser usados em outro módulos, diferente da construção convencional em que toda a sobra vai praticamente para o lixo.

Conseguimos também evitar problemas futuros com a construção, como infiltrações e mofo. A construção é seca e muito bem impermeabilizada.

Além do rigoroso controle de qualidade durante todo o processo, a construção modular reduz aproximadamente 80% da atividade in loco – não é preciso grandes entregas de material, ou circulação de muitas pessoas – garantindo mais segurança para a obra.

EkoKoncept – Slovenia

Rápida e Inteligente

Já falei que a construção é rápida, mas vamos entender o por que.

A construção dos módulos é feita simultaneamente com preparação do terreno, infraestrutura e fundações, o que pode ser completada de 30 a 50% o tempo de uma construção convencional.

Grande parte dos atrasos que ocorrem em obra é em decorrência do tempo. Dias chuvosos são menos produtivos, mas com a construção dos módulos praticamente toda dentro da fábrica, chuva não é mais um motivo de atraso.

Casa modulares são feitas com os mesmos materiais e seguindo as mesma normas que as construções convencionai. Quando instaladas, é praticamente impossível distingui-las de uma construção convencional.

Para obter mais eficiência na construção e garantir qualidade de vida para os futuros moradores, as casas modulares utilizam tecnologia BIM durante a fase de projeto. Essa tecnologia garante que tudo possa ser testado e aprovado antes da construção, reduzindo problemas em todas as etapas de construção e instalação.

Estruturalmente, casas modulares são muito fortes e resistentes, e seguem padrões muito rigorosos para suportar o transporte e instalação. Quando os módulos estão finalmente instalados, as paredes, o piso e a cobertura se tornam um só.

Com a tecnologia empregada nas construções modulares, a vida útil do imóvel é superior as construções convencionais. Tudo pode ser renovado, e alterado com o tempo, mas a estrutura é sempre reaproveitada, o que em termos financeiros é muito vantajoso.

Casa Molina – México

Flexibilidade de Expansão

Além de todas as vantagens já listadas neste post, é importante ressaltar a flexibilidade de expansão existente com a construção modular.

A construção modular permite que você possa construir sua casa por etapas de necessidade.

Talvez hoje, um ou dois módulos atendam você e sua família, mas com o passar dos anos, e a necessidade de mais espaço, mais um módulo pode facilmente ser instalado e acoplado a sua casa.

Com a tecnologia que existe hoje no Brasil, os módulos sem previsão em projeto podem suportar até 3 andares acima do primeiro módulo e quando previstos em projeto podem atingir até 10 pavimentos.

Sim, é possível construir prédios utilizando a tecnologia da construção modular. Se a alvenaria estrutural e a pré fábrica já pareciam tecnologias do futuro, a construção modular está ainda mais na frente.

Ecoliv Sustainable Modular Homes – Austrália

É muito importante ressaltar que a construção de casas no sistema modular em nada compromete o design e a sofisticação. Existe uma variedade de exemplos que nos mostram como é possível construir e projetar casas neste sistema que em nada deixam a desejar, em questões estéticas e funcionais, para as casas feitas com blocos e concreto que nós já conhecemos.

A construção modular é uma forma muito mais rápida, eficiente, segura e econômica de se construir. É a tecnologia “do futuro” que podemos começar agora mesmo.

Fernanda Polli

Fernanda Polli

Ajudo pessoas a reformarem e construirem suas casas, segundo as suas necessidades, de uma formas mais simples, eficiente e tranquila, por meio do programa Reforma Perfeita.

Posts Relacionados

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

Comprar uma casa costuma ser um dos maiores investimentos financeiros na vida das pessoas, então é bem normal considerar todos os pontos importante antes de finalizar a compra e assinar o contrato.
Em geral comprar uma casa nova ou usada e reformar pode ser mais vantajoso financeiramente do que construir do zero. Mas isso depende muito das suas necessidades com a casa e da cidade em que você escolheu morar.

ler mais
4 Formas de Animar a sua Casa (e você) Durante a Quarentena

4 Formas de Animar a sua Casa (e você) Durante a Quarentena

Com a pandemia causada pela COVID-19, cada vez mais pessoas estão mantendo isolamento social e a quarentena em suas casas, deixando apenas trabalhadores dos setores essenciais mantendo o mundo funcionando.
Para muitos é a primeira vez que passam tanto tempo dentro de suas casas e é normal estar passando por momentos de muita ansiedade e incerteza, causada falta de interação social e da quebra da rotina diária.

ler mais