Escolha uma Página

Como Comprar Uma Casa: O Que Saber Antes de Assinar o Contrato

por abr 24, 2020Arquitetura, Consultoria, Desenho, Design, Projetos

Comprar uma casa costuma ser um dos maiores investimentos financeiros na vida das pessoas, então é bem normal considerar todos os pontos importante antes de finalizar a compra e assinar o contrato.

Em geral comprar uma casa nova ou usada e reformar pode ser mais vantajoso financeiramente do que construir do zero. Mas isso depende muito das suas necessidades com a casa e da cidade em que você escolheu morar.

Diferentemente de alugar, comprar uma casa envolve considerações um pouco mais sérias com relação ao tempo, a valorização do imóvel, aos materiais, contexto urbano, entre outros.

Se você está pensando em alugar um imóvel, continua por aqui que essas dicas também podem ser úteis para você.

Insolação

Corretores de imóvel adoram as frases “sol da manhã”, “face norte, sul, leste e oeste”, mas que raios isso quer dizer?

É extremamente importante que a sua futura casa receba luz do Sol, para a qualidade de vida dos moradores, mas a orientação que vai receber mais ou menos Sol também é importante.

Para facilitar lembre-se:

“O Sol nasce no LESTE e se põe no OESTE”

Leste – Sol da manhã

Oeste – Sol da tarde

Aqui no Brasil e em todo hemisfério sul

Norte – Sol direto o dia todo

Sul – Não tem Sol direto nunca

Existe todo um estudo de insolação feito no início do projeto, mas resumindo:

O Sol aquece a parede que aquece o ambiente, e esse aquecimento vai sendo perdido durante o dia. Para dormir em um quarto fresquinho a noite, esse quarto deve receber o Sol da manhã e perder o calor durante o dia.

Se precisar de ajuda para escolher o seu futuro imóvel, vamos conversar, tenho um serviço de consultoria para isso!

Residência Karim / ARCHFIELD. Image © Mahfuzul Hasan Rana

Localização

Já falamos do Sol, mas não é só checar o Norte e tudo bem, é preciso analisar a localização, ver o que já existe e o que vai existir.

Com as cidades cada vez mais densas e “amontoadas”, muitas vezes aquele lindo Sol da manhã pode ser bloqueado por um arranha céu. Então atenção ao entorno.

Mas no tópico localização eu quero falar mesmo sobre vizinhança e serviços:

  1. Como é a vizinhança do imóvel?
  2. Como é o acesso a serviços essenciais, como supermercados, farmácias e transporte?
  3. Você se sente segura andando a pé durante o dia e a noite?
  4. Como é a coleta de lixo e o sistema de esgoto? (visitar o local em dia de chuva é uma ótima ideia para checar alagamentos e inundações)
  5. Quais melhorias estão sendo feitas na região?
  6. O que pode aumentar ou diminuir o valor do imóvel ao longo do tempo?

Cuidado com a pegadinha do “aqui vai ser construído … e vai valorizar muito!”

Existe um condomínio aqui na minha cidade que vendeu mais de 10 torres falando que no terreno em frente seriam abertos duas grandes franquias, uma de decoração e outra de construção.

Esse condomínio já existe a mais de 5 anos e nunca nem se quer surgiu uma plaquinha de obra nesse terreno que supostamente receberia essas grandes franquias.

Então, cuidado com as fake news do mercado imobiliário, ok!?

Legislação

Sim outro ponto muito importante é saber o que você pode ou não fazer para reformar a sua nova casa.

Cada prefeitura tem um plano diretor que regula o que os moradores podem e não podem fazer nas sua residências, em questão de obras ok?!

Essas legislações vão desde altura máxima da casa naquela região, distância das divisas, até insolação da casa. 

É comum que pessoas comprem um casa pensando em fazer mil reformas e ampliações para atender às suas necessidades, mas acabam frustradas ao saber que essas mudanças não são possíveis.

Antes de comprar confira também se o imóvel está regularizado, se tem habite-se e toda a papelada está em dia no cartório. 

Muitas pessoas fazem as modificações que querem sem ajuda profissional e não atendem as exigências da prefeitura. Você não vai querer comprar esse tipo de imóvel e ter dor de cabeça depois.

Materiais e instalações

Os materiais não duram para sempre sem nenhuma manutenção, sempre será necessário pequenos reparos como uma pintura.

A vida útil média de uma casa é de 20 anos, então se você estiver buscando um imóvel mais antigo para comprar, considere o tempo de vida e as possíveis reformas.

Muitos materiais ficam datados, como aquele banheiro rosa da vovó, e alguns equipamentos nem tem mais utilidade, como o famoso bidê.

Outros problemas costumam surgir nas instalações elétricas e hidráulicas das residências. Contrate um profissional para te ajudar a analisar se essas instalações estão em bom estado ou se precisarão de reforma.

Todas essas mudanças são simples, mas não deixam de ter um custo, então negocie com o vendedor para conseguir um bom preço considerando as futuras reformas.

Se você estiver interessado em saber quanto gastaria para fazer essas reformas, podemos fazer alguns estudos iniciais com uma planilha de custos simplificada, assim você pode considerar com valores reais o investimento naquele imóvel.

Se esse é o seu caso, me manda uma mensagem, vamos conversar!

Apartamento Ygará / BRA Arquitetura
© Maura Mello

Estrutura e tipo de Construção

Além de analisar a qualidade das instalações, é importante observar a qualidade da estrutura.

Procure por rachaduras, trincas, pisos soltos.

Busque a ajuda de um profissional da área para analisar esses problemas para você. Algumas trincas são comuns com o tempo e não comprometem a estrutura, mas outras podem condenar um imóvel.

Se você estiver buscando comprar um apartamento, considere também o sistema construtivo. Assim com na legislação, alguns sistemas construtivos impedem a modificação do imóvel.

Em apartamentos com alvenaria estrutural, as paredes são parte da estrutura do prédio todo, e não é possível fazer qualquer modificação que envolva quebrar uma parede por exemplo.

Fique atento a isso, se a sua ideia é comprar um apartamento e sair quebrando tudo pra ampliar o espaço, certifique-se que esse imóvel não foi feito em alvenaria estrutural, e sempre busque ajuda de um profissional de arquitetura para avaliar o caso.

Ilusão do apartamento decorado

Deixa eu antes de contar um segredo.

Os apartamentos decorados das construtoras são projetados por arquitetos, pensados em clientes padrão e em soluções que atendam o maior número de pessoas.

Eu sei que o seu olho brilhou quando viu o decorado e conseguiu imaginar toda a sua vida dentro daquela casa ou apartamento. Mostrou as fotos pra todo mundo e comprou o imóvel.

Mas quando recebeu as chaves, e viu aquele apartamento vazio bateu uma tristeza né?!

O decorado tem a única e exclusiva função de vender o imóvel.

As suas necessidades provavelmente são completamente diferente das que foram pensadas para aquele mobiliado.

Por isso é tão importante contratar uma arquiteta – se quiser saber mais sobre o meu processo de trabalho, clica nesse botão aqui em baixo – que vai analisar suas necessidades, seus gostos pessoais e prepara um projeto exclusivo para você.

E vai poder viver em um espaço ainda melhor do que você imaginou lá naquele decorado.

Busque referências de preço e gastos extras

Existem diversos sites em que você pode checar o valor médio dos imóveis em uma região. Tenha esses valores de referência na hora de negociar a compra do imóvel.

Negocie, não tem nada de errado em saber pelo o que você está pagando.

O processo de compra e venda de um imóvel não é tão simples quanto parece, e há diversos fatores que alteram o valor final e real de um imóvel. 

Busque por valores com procedimentos legais, pagamento de escrituras, taxas e impostos que nunca estão presentes naqueles panfletos de venda.

Converse com os seus futuros vizinhos

Converse com moradores da vizinhança ou seus futuros vizinhos de condomínio para saber mais sobre o dia a dia daquele lugar.

As visitas costumam ser rápidas e não é possível entender bem com aquele local funciona.

Busque por informações sobre valores recorrentes no condomínio, custo de vida da região, e atrações e o motivo pelo qual os antigos moradores se mudaram.

—-

Esses pontos cobrem parte do trabalho de encontrar uma nova casa, mas lembre-se que ter a ajuda de um profissional pode te economizar muito tempo e dinheiro com a escolha da nova casa.

Se você está nesse momento de escolha e tudo parece confuso, tenho um serviço de consultoria em que eu te acompanho nas visitas e analiso os imóveis que você mais gostou.

A escolha de compra é sua, mas eu posso dar uma ajudinha.

Mas se você já comprou o imóvel e está querendo deixar ele com a sua cara, atendendo às suas necessidades do dia a dia, clica nesse botão aqui em baixo pra entender melhor o passo a passo do meu trabalho.

Nos vemos no próximo post

Até mais!

Fernanda Polli

Fernanda Polli

Ajudo pessoas a reformarem e construirem suas casas, segundo as suas necessidades, de uma formas mais simples, eficiente e tranquila, por meio do programa Reforma Perfeita.

Posts Relacionados

4 Formas de Animar a sua Casa (e você) Durante a Quarentena

4 Formas de Animar a sua Casa (e você) Durante a Quarentena

Com a pandemia causada pela COVID-19, cada vez mais pessoas estão mantendo isolamento social e a quarentena em suas casas, deixando apenas trabalhadores dos setores essenciais mantendo o mundo funcionando.
Para muitos é a primeira vez que passam tanto tempo dentro de suas casas e é normal estar passando por momentos de muita ansiedade e incerteza, causada falta de interação social e da quebra da rotina diária.

ler mais